Com a aproximação do fim do ano, casas, condomínios, comércios e ruas ganham enfeites especiais. As luzes são parte essencial da decoração típica desta época do ano e, para garantir a segurança no uso da energia elétrica em ambientes internos e externos, a Copel reforça as orientações sobre os cuidados necessários desde o momento da compra.
Ao adquirir produtos elétricos para a montagem da decoração, a primeira dica é observar se eles são próprios para o local onde serão instalados. Enfeites que ficarão expostos à ação do sol e da chuva devem ser adequados para esse uso, a fim de evitar o ressecamento da proteção da fiação elétrica e uma consequente fuga de corrente, que pode causar o choque elétrico.
Conforme o gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Fábio Maciel, isso vale tanto para os enfeites quanto para os equipamentos utilizados para realizar a ligação como, por exemplo, as extensões.
“O ideal é que elas não sejam utilizadas. Mas caso seja necessário, essas extensões devem também ser apropriadas para o ambiente em que serão instaladas”, explica. Decorar o quintal de casa exige atenção adicional à segurança, considerando-se que o risco de choque é potencializado em ambientes úmidos.
O profissional alerta ainda a quem aproveitará enfeites guardados de anos anteriores sobre a importância de fazer uma inspeção minuciosa na fiação.
“Antes de instalar as luzes, mesmo as novas, deve ser feita uma verificação geral. Veja se as lâmpadas estão bem encaixadas. Se existir algum fio ressecado ou desencapado, não se deve utilizar o material”, orienta.
No geral, tomadas também não podem ser sobrecarregadas com várias ligações (como o uso do ‘T’) nem serem utilizadas com fios desencapados.
Deve ser dada preferência às lâmpadas do tipo LED, uma vez que são mais econômicas e não emitem calor significativo.
Confira outras dicas:
— Dê preferência aos enfeites impermeáveis, ao serem mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos.
— Evite as árvores com ramificações de metal se planeja utilizar iluminação ou piscas.
— Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita consumo desnecessário de energia e acidentes.
— Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue.
— Mantenha a fiação fora do alcance das crianças.
— Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica e/ou pontiaguda.
— Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.
— Siga corretamente as instruções do fabricante do produto.
— Faça uma revisão dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los.
— Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias/ Secom/PB.