Corpo de Bombeiros abre inscrições para guarda-vidas civil voluntário para verão 2023/2024
São 165 vagas. As inscrições vão até o dia 05 de novembro e devem ser feitas pela internet
Redação – Rádio Difusora Mais FM
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná abriu 165 vagas para o curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário, que permite que os alunos aprovados trabalhem nessa função no Litoral, durante a temporada de verão 2023/2024. Para participar é preciso primeiro passar pelo teste seletivo. As inscrições, sem custo, devem ser feitas pelo link (clique aqui) até o dia 5 de novembro.
Para Matinhos são 25 vagas, 25 para Guaratuba, 30 vagas para Pontal do Paraná e 15 para a Ilha do Mel. É preciso ter entre 18 e 50 anos de idade até a data de início do curso, completado o Ensino Médio e estar em dia com as obrigações eleitorais. O interessado não pode ter antecedentes criminais e nem ter sido desligado do programa nos últimos três anos por infração disciplinar.
No momento da inscrição, terá que escolher entre duas modalidades oferecidas e, consequentemente, optar por um dos locais do curso. A exigência de natação em mar aberto é pré-requisito desde o teste inicial até o curso, que é voltado para a realidade que a pessoa vai enfrentar durante o serviço voluntário. O processo seletivo é composto por dois testes de capacidade física: o de explosão, que envolve natação estilo livre, e o de resistência, que alterna corrida, natação e novamente corrida.
“Esperamos que os candidatos venham extremamente motivados para exercer uma atividade que exige muito fisicamente, mas também preparados na questão emocional. Durante o curso, vamos prepará-los na parte técnica para executar a atividade de salvamento aquático”, explicou o comandante do Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Corpo de Bombeiros, Major Eduardo José Slomp Aguiar.
As datas dos exames seletivos variam conforme o local escolhido pelo candidato, ocorrendo entre 9 e 18 de novembro. O mesmo ocorre em relação ao início do curso em si. Em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e na Ilha do Mel a abertura das atividades será em 28 de novembro – mesmo caso de Morretes.
A abertura das atividades será em 28 de novembro. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná não oferece alojamentos para os integrantes do curso. Chegando à etapa de estágio, o aluno irá receber R$ 155,00 como ajuda de custo para cada dia trabalhado, que consiste em até seis horas por dia, além de fardamento.
REFORÇO
Os guarda-vidas civis atuarão como reforço ao trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e no atendimento a afogamentos no mar, rios e lagos. “Esperamos que a pessoa tenha habilidade de natação muito bem executada, mas também que esteja disposta a seguir as exigências da atividade. Tem que cumprir horários, estar atento, e ter preocupação com o público com que vai lidar”, disse o major Eduardo.
Durante todo o curso, os alunos estarão sujeitos a normas e determinações da corporação, podendo ser desligados a qualquer momento em caso de infrações que coloquem sua segurança ou de outros em risco, bem como adotar conduta que desabone a imagem da instituição.