Na manhã desta quinta-feira (10), ocorreu uma reunião entre representantes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e da Prefeitura de Paranaguá, com o objetivo de alinhar estratégias conjuntas para a fiscalização das obras e serviços no município.
De acordo com a facilitadora da Fiscalização da Regional Curitiba do Crea-PR, Gessica Dias Bazzi, durante a reunião foi destacada a importância da fiscalização conjunta entre Crea-PR e prefeitura para promoção da cultura do exercício profissional não só tecnicamente adequado, mas legal e ético no município.
“Atuaremos em conjunto, cada um dentro da sua competência, compartilhando conhecimento, fortalecendo nossas profissões, firmando a cultura do exercício profissional tecnicamente adequado, legal e ético. É o mínimo que a sociedade parnanguara espera e merece”, acrescentou Gessica.
O encontro também serviu para evidenciar a necessidade de uma fiscalização com suporte do Crea-PR à Prefeitura de Paranaguá, especificamente no caso dos projetos de licenciamento ambiental apresentados à prefeitura.
“Os projetos na área ambiental são importantes e não podem ser banalizados apenas como mera burocracia para a obtenção de uma licença”, pontuou a engenheira ambiental Mariana Druszcz da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá.
“A finalidade é verificar o envolvimento de profissionais legalmente habilitados nas atividades técnicas, otimizando o aproveitamento do recurso público e promovendo uma fiscalização mais eficiente”, completou Gessica.
Participantes
Além dos representantes da fiscalização do Crea-PR e da engenheira ambiental, Mariana Druszcz, que é vice-presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais (APEAM) em Paranaguá, também marcaram presença na reunião diversos engenheiros das Secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas, Urbanismo, Agricultura e Pesca, Planejamento.