A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora 170 anos de história nesta quinta-feira (28). A instituição foi criada no dia 28 de setembro de 1853, no mesmo ano da emancipação do Estado, através do decreto nº 1.237, pelo imperador Dom Pedro II. Foi ele quem determinou que o chefe de polícia da Província do Paraná não acumularia mais o cargo de juiz de direito.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, ressalta a importância da construção coletiva ao longo desse século e dos servidores que construíram a instituição ao longo dos anos. “Os policiais civis são o maior legado da PCPR. Os que passaram pelo órgão e os que atuam diariamente junto aos paranaenses. A dedicação, o comprometimento e a soma de esforços dos nossos policiais ao longo de 170 anos fizeram com que o Paraná seja reconhecido hoje como exemplo de eficiência na segurança pública”, afirmou.
Nos últimos anos, a PCPR passou por diversas melhorias. Entre elas estão a maior renovação de frota da história, com 922 viaturas distribuídas em 146 municípios; reforço no efetivo, com a maior contratação de delegados da história; retirada dos presos em delegacias, spreservando as atribuições constitucionais; e reestruturação das carreiras, quando os cargos de investigador e escrivão foram transformados em agente de polícia judiciária.
Em alusão ao aniversário da PCPR, foram programados uma série de eventos comemorativos. No dia 3 de outubro será realizada uma solenidade em comemoração aos 170 anos da instituição. No evento serão entregues medalhas para servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira.
Dia 1 de outubro, um duathlon acontecerá em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A prova é dividida em três categorias speed, mountain bike e revezamento, separados por grupos masculino e feminino por idades.