Difusora Mais FM
  • Home
  • Quem somos
  • Programas
    • Show da Manhã
    • Jornal da Manhã
    • Bom dia Difusora
  • Notícias
  • Contato
Difusora Mais FM
  • Home
  • Quem somos
  • Programas
    • Show da Manhã
    • Jornal da Manhã
    • Bom dia Difusora
  • Notícias
  • Contato
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Difusora Mais FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Geral

Estado pede autorização da Assembleia Legislativa para desestatização da Ferroeste

O principal objetivo é potencializar os investimentos no modal ferroviário

05/08/2024
em Geral
Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

Share on FacebookShare on Twitter

O Governo do Estado mandou nesta segunda-feira (5) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa com um pedido de autorização para iniciar o processo de desestatização da Ferroeste. A empresa, cuja participação estatal é atualmente de 99,6% (o restante das ações pertencem a 46 empresas nacionais, três estrangeiras e seis pessoas físicas), administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.

O principal objetivo é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos. Os ganhos também passam pela potencial redução do consumo de combustível fóssil e dos acidentes em rodovias, desenvolvimento da matriz econômica estadual e fortalecimento do comércio exterior, todas matrizes contempladas no Plano Plurianual, além da redução da interferência política e incremento de arrecadação.

Com a aprovação da lei, o Governo do Estado vai contratar um estudo para apontar a melhor modelagem do processo, que deve ser concretizado em um leilão na B3, em São Paulo. A ideia é que o negócio contemple um pacote de novos investimentos na ferrovia e no terminal da empresa em Cascavel, na região Oeste, modernizando as estruturas já existentes. Esse raio-x também vai apontar o valor da empresa (valuation) e embasar apresentações a investidores, além de ajudar a construção do edital. Todo esse processo pode levar até 18 meses.

A concessão também vai permitir a exploração de demais ramais ferroviários para garantir a viabilidade da ferrovia, de acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A Ferroeste já recebeu autorizações do governo federal para exploração de ramais conectados à sua malha: Guarapuava – Paranaguá, Cascavel – Foz do Iguaçu, Cascavel – Chapecó e Maracaju (MS) – Dourados (MS).

FERROESTE E O SETOR – A Ferroeste transportou 1 milhão de toneladas entre Cascavel e Guarapuava em 2023 com destino ao Porto de Paranaguá e ao Exterior e vice-versa, no sentido importação. Os principais produtos escoados foram soja e proteína animal e os importados vão de insumos agrícolas, adubos e fertilizantes a cimento e combustíveis. A pauta de exportação representa 80% da movimentação.

O modal ferroviário é fundamental para o setor produtivo do Oeste, o mais distante do Litoral, porque garante transporte de carga de maneira mais rápida e barata. No entanto, a operação da Ferroeste não é sustentável sem que o Estado disponibilize, há vários anos, recursos para cobrir os déficits, ainda que desde 2019 a empresa tenha registrado lucros operacionais. O prejuízo acumulado, de acordo com as demonstrações financeiras, era de R$ 172 milhões em dezembro do ano passado, cenário que limita os investimentos necessários para a modernização.

Além desses fatores, há uma reorganização geral do setor de transporte ferroviário desde o Marco Legal das Ferrovias, em 2021, que vem ressoando no setor e apresenta uma gama de oportunidades, principalmente para o setor privado, que tem velocidade de investimento mais rápido do que o setor público. A nova legislação permite que os investidores interessados tenham acesso ao mercado mediante autorização de prestação do serviço e aceita que as operadoras ferroviárias se reúnam para autorregular a prestação do serviço, incrementando a competição no setor.

No Paraná, há grande necessidade de movimentação de cargas por intermédio dos modais terrestres porque envolvem elevados volumes, sejam de granéis sólidos, granéis líquidos ou mesmo cargas gerais – conteinerizados ou não. O agronegócio tem papel fundamental na economia do Estado, especialmente na comercialização, interna e externa, de produtos como soja, milho, açúcar e seus derivados; criação e beneficiamento de frangos, suínos e bovinos; e na cadeia de industrialização de outros produtos, como papel/celulose, madeira, cimento, calcário e fertilizantes.

HISTÓRICO – A Ferroeste foi concebida como empresa privada com foco no transporte de grãos agrícolas e insumos para plantio em 1988 e assumiu, por meio do Decreto 96.913, a outorga de concessão para construção e exploração de ferrovia de Guarapuava até Cascavel, dentro dos limites do Paraná, se estendendo à região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Posteriormente ela foi transformada em sociedade de economia mista.

As obras de construção da ferrovia duraram alguns anos e em apenas em 1996 a empresa foi autorizada a iniciar o transporte no trecho ferroviário. Em dezembro daquele ano, dois dias antes da abertura definitiva do tráfego, o Governo do Estado alienou o controle da empresa e foi criada a Ferrovia Paraná S/A – Ferropar, mas em pouco tempo a Ferroeste foi reestatizada.

Desde que ela foi criada existe a intenção de construir a ferrovia ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul, mas até o momento a implantação desse projeto de importância estratégica ao desenvolvimento econômico estadual e nacional não ocorreu por ausência de capacidade de investimento, inexistindo indicativos de que a receita gerada atualmente pela companhia será suficiente. Essa limitação requer uma solução, sendo também uma potencial consequência positiva da desestatização.

Post anterior

Mulher esfaqueia marido sob alegação que havia sido violentada, em Guaraqueçaba

Próximo post

Recuperação da restinga na orla de Matinhos ajuda a manter biodiversidade do ecossistema

Thaylan Willyan

Thaylan Willyan

Próximo post
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Recuperação da restinga na orla de Matinhos ajuda a manter biodiversidade do ecossistema

ÚLTIMAS NOVIDADES

AÇÃO POLICIAL EM PARANAGUÁ RESULTA EM PRISÕES POR FURTO, RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS

AÇÃO POLICIAL EM PARANAGUÁ RESULTA EM PRISÕES POR FURTO, RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS

21/05/2025
CONFLITO EM ILHA DA BAÍA DE PARANAGUÁ TERMINA COM PRISÃO DE SUSPEITO E APREENSÃO DE ARMAS PELA PATRULHA COSTEIRA DO 9º BPM

CONFLITO EM ILHA DA BAÍA DE PARANAGUÁ TERMINA COM PRISÃO DE SUSPEITO E APREENSÃO DE ARMAS PELA PATRULHA COSTEIRA DO 9º BPM

21/05/2025
Com queda de 64,9%, Paraná teve a 3ª maior redução de desmatamento do Brasil em 2024

Com queda de 64,9%, Paraná teve a 3ª maior redução de desmatamento do Brasil em 2024

15/05/2025
Medalha Coronel Sarmento: secretários e autoridades recebem honraria da PMPR

Medalha Coronel Sarmento: secretários e autoridades recebem honraria da PMPR

15/05/2025
Difusora Mais FM

Ouça a Rádio Difusora + e fique por dentro das últimas notícias de forma rápida e objetiva. Informação de qualidade ao seu alcance.

Siga-nos

Categorias

  • Antonina
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2024
  • Emprego
  • Esportes
  • Estradas
  • Eventos
  • Festa do Rocio 2024
  • Geral
  • Guaraqueçaba
  • Guaratuba
  • Litoral
  • Matinhos
  • Meio Ambiente
  • Morretes
  • PARANÁ
  • Paranaguá
  • Pontal do Paraná
  • Portos
  • Saúde
  • Setor Policial
  • TURISMO
  • Verão Maior Paraná 2024/2025

Posts Recentes

AÇÃO POLICIAL EM PARANAGUÁ RESULTA EM PRISÕES POR FURTO, RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS

AÇÃO POLICIAL EM PARANAGUÁ RESULTA EM PRISÕES POR FURTO, RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS

21/05/2025
CONFLITO EM ILHA DA BAÍA DE PARANAGUÁ TERMINA COM PRISÃO DE SUSPEITO E APREENSÃO DE ARMAS PELA PATRULHA COSTEIRA DO 9º BPM

CONFLITO EM ILHA DA BAÍA DE PARANAGUÁ TERMINA COM PRISÃO DE SUSPEITO E APREENSÃO DE ARMAS PELA PATRULHA COSTEIRA DO 9º BPM

21/05/2025
  • About
  • Sobre nós
  • Advertise
  • Anuncie
  • Privacy & Policy
  • Contato
  • Contact

© 2023 Difusora+ - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo.

Sem resultados
Exibir todos os resultados

© 2023 Difusora+ - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo.