A frota de veículos tributados pelo IPVA no Paraná apresentou um processo significativo de renovação em 2026. Dados da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual apontam crescimento expressivo no número de veículos com até cinco anos de fabricação, reflexo direto da redução do imposto.
Entre 2025 e 2026, essa faixa da frota passou de 736 mil para 868 mil veículos, um aumento de 17,9%, o maior entre todas as categorias. No total, a frota tributada cresceu 1,5%, chegando a mais de 4,14 milhões de veículos no Estado.
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a diminuição do IPVA ajudou a aliviar o orçamento das famílias e estimulou a troca por veículos mais novos e eficientes. Em contrapartida, as faixas mais antigas da frota apresentaram queda, especialmente veículos com mais de 15 anos de uso.
Além do impacto positivo para os proprietários, a renovação da frota contribui para mais segurança no trânsito, redução de emissões e fortalecimento do setor automotivo.
Em 2026, o IPVA no Paraná tem alíquota de 1,9% sobre o valor venal, com redução média de 45,7% em relação ao ano anterior. O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 6%, ou parcelado em até cinco vezes. O pagamento pode ser feito online ou via Pix pelos canais oficiais do Estado.
Com informações da AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






