O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná recebeu um novo integrante na última sexta-feira, 18 de outubro. Após 29 anos atuando em Londrina, Janderson Camões de Carvalho Iassaka tomou posse no cargo de procurador de Justiça, em solenidade realizada no auditório do Bloco I da sede do MPPR, em Curitiba, com a presença de membros e servidores da instituição, familiares e amigos. O evento foi transmitido pelo canal do MPPR no YouTube.
Em um discurso emocionado, Janderson Iassaka, filho de uma professora estadual e de um policial civil e militar, agradeceu a todos que o acompanharam em sua trajetória ao longo da vida e destacou que o apoio dos pais e o gosto pela matéria criminal e pela função primária do promotor de Justiça como titular da ação penal pública motivaram seu ingresso na carreira do MPPR. Ressaltou ainda as principais áreas em que atuou na instituição e reconheceu que também aprendeu com os erros cometidos.
“Neste dia, é com muita emoção e dor no coração que deixo de atuar como promotor de Justiça na comarca de Londrina, local onde praticamente dediquei toda minha carreira profissional e onde construí a minha vida pessoal e familiar. Mas chega um momento em que a carreira nos impulsiona a almejar o cargo de procurador de Justiça, cujas novas atribuições prometo exercer com a mesma vontade e determinação de um promotor substituto, com muita disposição para continuar seguindo em frente, objetivando sempre defender a bandeira do Ministério Público no combate às violações dos direitos fundamentais para a formação de uma sociedade mais justa”, completou Iassaka.
Solenidade
No início da sessão solene, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, Janderson Iassaka fez a troca simbólica da veste talar – colocada por sua esposa, Maria Carolina Pedrotti Iassaka –, reafirmou o compromisso legal ao assumir o cargo e assinou o termo de posse, lido pela promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, secretária do Conselho Superior do Ministério Público.
Exemplo a ser seguido – No encerramento da cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, abrindo mão das formalidades, pediu licença para ler as palavras enviadas a ele pelos promotores que atuaram com Janderson Iassaka em Londrina. O “excepcional cuidado com a família”, a “organização impecável do trabalho”, a solução eficiente dos casos, a atuação destacada no Tribunal do Júri, a simpatia, a cordialidade, a consensualidade e o equilíbrio, além da seriedade, da sobriedade e da discrição foram algumas das qualidades declaradas. “Você é um exemplo a ser seguido por todos que estão aqui. Seja muito bem-vindo ao Colégio de Procuradores. E, assim como os colegas de Londrina disseram, tenho certeza que o Colégio ganha muito com a sua chegada. Você será a voz de equilíbrio e de serenidade, o farol mostrando o caminho”, afirmou o procurador-geral.
Trajetória
Janderson Camões de Carvalho Iassaka ingressou no Ministério Público do Paraná em 1993, atuando como promotor substituto na comarca de Nova Esperança. Foi promovido ao cargo de promotor de Justiça de entrância inicial da comarca de Barracão (1993) e removido para a comarca de Cândido de Abreu (1994). Posteriormente, foi promovido à entrância intermediária de Capanema e removido para Paranavaí (1995), chegando à entrância final de Londrina em 1995 para assumir a 13ª Promotoria de Justiça com atribuições perante a 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri.
Em 2000, foi removido para a 15ª Promotoria de Justiça, com atribuições ministeriais na área criminal. Em 2004, assumiu a 2ª Promotoria de Justiça com atribuições na área cível, as quais posteriormente foram modificadas para atuação perante os Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Em 2015, foi removido para a 9ª Promotoria de Justiça (área de família) e em 2016, assumiu a 3ª Promotoria de Justiça (área cível). No dia 9 de outubro de 2024, foi promovido por antiguidade ao cargo de 11º procurador de Justiça do 5º Grupo Criminal.
Rádio Difusora FM 104.7, com informações do MPPR