Com a chegada do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e o bem-estar emocional, o Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reafirma o papel de cuidado comunitário e territorial com a saúde do paranaense ao apresentar uma rede de atendimentos estruturada e em funcionamento.
“No Estado, nós não nos limitamos a conscientização apenas aos 30 dias de campanha, mantemos o funcionamento de uma grande linha de cuidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial, que inclui serviços integrados de saúde, tratamento, internamento e formação continuada para os nossos profissionais”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O fortalecimento da Linha de Cuidado é assegurado pelo financiamento da Sesa, que apenas em 2025 repassou R$ 5,2 milhões para os Serviços Integrados de Saúde Mental. A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) conta com 160 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diversas modalidades, que são o eixo do atendimento especializado.
QUALIFICAÇÃO – Para executar ações estratégicas de qualificação e ampliação do acesso da população paranaense à atenção e vigilância em saúde, a capacitação das equipes de saúde no cuidado integral em saúde mental é constante, além de fomentar e apoiar a expansão da rede de serviços comunitários de saúde mental.
A Sesa aderiu em 2024 ao PlanificaSus Saúde Mental na Atenção Primária. A iniciativa envolve 1.482 UBS, 34 ambulatórios regionais e 83 Caps, impactando cerca de 10 mil profissionais de saúde com processos de educação permanente.
O Estado lançou a 2ª Turma do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental para a Atenção Primária e os cursos de Prevenção ao Suicídio e Psicofarmacologia. Em 2025, foram iniciados os cursos de extensão “Reatando os laços e a vida”, que visam apoiar a desinstitucionalização e reabilitação psicossocial, e o curso “Nós na Rede”, em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde.
Janeiro Branco é um movimento social brasileiro, criado em 2014, que dedica o mês de janeiro à reflexão e conscientização sobre a saúde mental e emocional, incentivando as pessoas a cuidarem da mente como parte fundamental da vida, assim como cuidam do corpo, com o tema “Paz, Equilíbrio, Saúde Mental” para 2026, buscando uma vida mais saudável e com bem-estar.
A campanha usa a cor branca simbolizando uma folha em branco para desenhar novas histórias e prioridades, promovendo a busca por ajuda profissional, hábitos saudáveis (sono, alimentação, exercícios) e o autocuidado para prevenir transtornos e melhorar a qualidade de vida.
Com informações da AEN
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






