Os passageiros de vários países, vindos do navio MSC Armonia, consumiram mais de 300 pacotes turísticos e movimentaram a economia do litoral, nesta sexta-feira (03). Eles foram recepcionados no centro histórico de Paranaguá, na estrutura montada pela pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral).
Esta é a quarta parada do mesmo navio durante esta temporada. A embarcação atracou às 8h com cerca de 2,4 mil turistas a bordo, dos quais 455 desembarcaram em Paranaguá, os demais estavam em trânsito, podendo descer e conhecer os atrativos da região. Outros 440 turistas embarcaram no navio, que permanece atracado no Porto de Paranaguá até as 19h, quando segue para Itajaí (SC).
Desembarcaram em Paranaguá, turistas da Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México. Eles foram conduzidos até o centro histórico onde encontraram, na área de receptivo da Secretaria, encontrar áreas de descanso, lounges, um palco com shows, apresentações culturais, ativações, divulgações, casa de câmbio e água gratuita.
Além disso, o espaço conta com estandes de todos os municípios do Litoral do Paraná, que apresentaram seus atrativos turísticos e venderam passeios.
BALANÇO – Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é que mais de 15 mil turistas – entre embarques, desembarques e trânsito – fomentem o turismo da região por meio dos cruzeiros.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado – faz um dossiê das primeiras quatro paradas, metade da temporada. “O receptivo está consolidado em Paranaguá, com tudo organizado, objetivo e bem aceito pelos turistas. Nosso papel agora é continuar aprimorando essa estrutura e atendimento para que as próximas paradas e até mesmo temporadas”, disse.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá, os cruzeiros devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.
O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, reafirma que o balanço da temporada é positivo. “Apenas nesta escala, temos mais de 1 mil turistas nacionais e internacionais transitando na cidade histórica. Para nós, é um sentimento de orgulho poder fomentar o turismo do Litoral por meio do Porto de Paranaguá. Um balanço positivo da temporada, que trará muitos frutos para toda a região”, disse.
METADE – Com a escala desta sexta-feira (03), a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiro no Litoral do Paraná chega em sua metade. Estão previstas outras quatro escalas até o final de janeiro.
Rádio Difusora FM 104.7, com apoio nas informações da Agencia Estadual de Notícias.