Na manhã desta segunda-feira (2), o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) realizou a solenidade de formatura de cinco militares estaduais que concluíram o Estágio do Pelotão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM). A cerimônia aconteceu na sede do Batalhão Costeiro, em Paranaguá, e contou com a presença de autoridades militares, familiares e amigos dos formandos.
Com início em 28 de outubro, o curso teve duração de 200 horas-aula e abordou
disciplinas essenciais para o policiamento tático. Entre os conteúdos estudados, destacam-se Doutrina Aplicada ao Patrulhamento Tático, Armamento, Tiro Policial, Táticas de Confronto Armado, Conduta de Patrulha e Progressão em Locais de Alto Risco, Controle de Distúrbios Civis e Ações de Combate a Crimes Violentos Contra o Patrimônio.
Além das aulas teóricas e práticas, os policiais participaram de visitas técnicas ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e ao Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), instituições reconhecidas pelo alto nível de preparo em ações táticas e policiamento especializado.
Dos oito militares que iniciaram o estágio, cinco perseveraram até a conclusão, encerrada em 30 de novembro. Durante a cerimônia, esses policiais receberam o braçal ROTAM e o certificado de conclusão do curso, entregues pelo Comandante do 9º BPM, Tenente-coronel PM Luciano José Ribeiro Romão, e pelo Subcomandante da unidade, Major PM Willians Taurino.
Agora capacitados, os formandos da ROTAM estão prontos para atuar em situações de maior complexidade, utilizando técnicas avançadas para reforçar a segurança pública. A formação não só eleva o padrão de resposta da Polícia Militar do Paraná (PMPR) como também é beneficial direto à população, garantindo maior eficiência no combate à criminalidade e na preservação da ordem.