As obras de reforma do asilo Lar Perseverança, em Paranaguá, custeadas com parte das inscrições da Corrida do Porto 2025, foram concluídas. Ao todo, R$ 210 mil foram aplicados na pintura e na troca do forro de parte das alas feminina e masculina, na instalação de ventiladores, no conserto de guarda-corpos, na manutenção das máquinas de lavar e secar, além de pequenos reparos em áreas específicas da instituição.
“Nós estamos em fevereiro de 2026 e a Corrida do Porto 2025 ainda está gerando frutos. No Lar Perseverança realizamos diversas melhorias que estão proporcionando mais bem-estar aos idosos”, declarou a coordenadora de Novos Negócios, Melissa de Paula.
A líder da equipe de enfermagem do lar, a técnica Edna Maria Pinheiro de Carvalho, destacou as mudanças, que possibilitaram, por exemplo, a ampliação do espaço na ala masculina e mais segurança em outros ambientes. “Os guarda-corpos, que estavam soltos, foram consertados”, afirmou.
A idosa Maria de Fátima Leite, que vive há oito anos no lar, comemorou as melhorias.
“O ventilador pequeno não ventilava bem e agora temos um maior. Com a pintura e a troca do forro, parece que ganhamos um quarto novo de presente”, disse.
ASILO SÃO VICENTE DE PAULO – Outra reforma realizada com recursos das inscrições da Corrida do Porto foi no Asilo São Vicente de Paulo. Na unidade, foram feitas a troca de telhados, calhas e equipamentos, beneficiando diretamente 41 idosos. A reforma, entregue em dezembro do ano passado, era aguardada há 15 anos.
Fundada em 1959, a instituição acolhe idosos com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. Muitos não têm onde morar ou enfrentam situações de abandono e conflito familiar. Os moradores recebem seis refeições diárias e contam com atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social, garantindo qualidade de vida e assistência integral.
CORRIDA DO PORTO – A Corrida do Porto é um evento esportivo que integra o Porto e a cidade de Paranaguá, estimula o comércio e o turismo e possui caráter filantrópico. É a primeira corrida do mundo realizada dentro de um cais portuário.
A edição de 2025, especial em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá, recebeu 3 mil inscrições e reuniu 2.706 participantes presencialmente. A quarta edição acontecerá no dia 21 de junho.
Com informações da Portos do Paraná
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.





