As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, já com 22,6% de execução, recebem acompanhamento arqueológico contínuo em atividades que envolvem a movimentação de terra, como escavação e terraplanagem. As áreas monitoradas incluem apenas áreas em solo nos acessos à obra da ponte.
O objetivo do monitoramento é garantir a preservação do patrimônio arqueológico nas áreas da construção e acessos em solo, de forma a identificar e registrar vestígios arqueológicos que possam ser encontrados. Caso sejam localizados, os materiais são cuidadosamente resgatados, garantindo a sua preservação.
Durante o monitoramento, o arqueólogo que está em campo realiza inspeções antes, durante e depois de qualquer atividade que impacte o solo.
Foto: DER
Palavras do Arqueólogo e analista ambiental Pedro Procedino
“Se algum material arqueológico descontextualizado é encontrado, ele é coletado, armazenado e analisado conforme as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, afirma Procedino. O profissional faz questão de esclarecer que um sítio arqueológico é um local onde se encontram vestígios de atividades humanas do passado, como artefatos e ou construções.
MEIO AMBIENTE – O acompanhamento arqueológico está conectado ao monitoramento ambiental em Guaratuba e região, pois os dois estão focados em reduzir e ou evitar os impactos da obra ao meio ambiente.
“Enquanto o monitoramento arqueológico protege os bens culturais, o ambiental preserva o ecossistema local. Essa integração faz parte do licenciamento ambiental, garantindo que a construção da ponte siga de maneira responsável, sustentável e em conformidade com as leis vigentes, equilibrando desenvolvimento e preservação”, ressalta o arqueólogo.
PROGRESSO DA OBRA – Segundo os dados do boletim da obra, em setembro, os trabalhos de infraestrutura estiveram concentrados na execução das estacas, que envolvem as atividades de cravação, escavação e concretagem. Além disso, ocorreu simultaneamente a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das vigas travessas do trecho pré-moldado.
A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar este LINK.
Rádio Difusora FM 104.7, com informações da Agência Estadual de Notícias