Visando oferecer à comunidade um contato mais acessível e intuitivo com as artes, explorando a capacidade de expressão e promovendo um acesso mais profundo aos sentimentos, professores da rede estadual de ensino criaram o projeto Espaço Cênico.
O professor e oficineiro Vinícius Moohr explica que a iniciativa nasceu como uma resposta à demanda do Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto. Embora a escola já ofereça uma variedade de atividades extracurriculares, como esportes e cursos profissionalizantes, percebeu-se a necessidade de projetos artísticos voltados para atender às crianças e adolescentes da comunidade.
“Acreditamos que o Espaço Cênico se apresentou como uma oportunidade única de expressão e desenvolvimento, oferecendo à comunidade não apenas um refúgio criativo, mas também uma chance de ressignificar sua realidade”, ressalta Vinícius.
Além disso, o projeto também teve um olhar especial para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Das 20 vagas disponíveis, 20% foram reservadas para estudantes autistas.
“Para garantir uma divulgação cuidadosa e eficaz, realizamos uma pesquisa interna junto aos profissionais que acompanhavam os alunos com deficiência (PCD), permitindo identificar e engajar estudantes com TEA de forma mais acolhedora”, destacou o professor.”
Em um dos encontros, a aluna Ana Lívia, que é autista, compartilhou com colegas e educadores que decidiu enfrentar sua timidez para participar do projeto.
“Sou muito tímida. Talvez, ao me ver falando assim, nem pareça, mas resolvi me jogar e colocar em prática o que o professor nos ensinou”, revelou Ana durante uma roda de conversa.
O desenvolvimento do projeto contou ainda com a colaboração das professoras Lili Sarraff, proponente e oficineira; Thamires Moorh, responsável pela oficina de cenografia; Rose Matos, professora de apoio; e Angélica Ripari, responsável pela produção.
O Espaço Cênico foi realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, do município de Paranaguá–chamamento público n.° 003/2024, com verba proveniente da Lei n.° 195/2022.