O Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e o Conselho da Comunidade da Comarca de Paranaguá iniciaram o Projeto Transcender, no intuito de arrecadar livros aos detentos da cadeia pública da cidade. A iniciativa, como o próprio nome diz, visa estimular a leitura entre os presos para que possam transcender ao cárcere e ocupar o tempo com educação, conhecimento e cultura.
A ideia partiu da promotora do MPPR em Paranaguá, Dra. Cibelle Maria Scopel, da 7.a Promotoria de Justiça, que engloba as áreas de violência doméstica e familiar, execução de pena em regime aberto e semiaberto e Tribunal do Júri.
“Convidamos a população parnanguara a fazer parte do Projeto Transcender, para levar o poder transformador da leitura aos detentos da Cadeia Pública de Paranaguá. A leitura é uma ferramenta de esperança e transformação, agregando valores e conhecimento. Desejamos que os detentos possam expandir seus horizontes, serem transportados para outras realidades e terem momentos de lazer e reflexão, o que certamente fomentará a ressocialização almejada”. Finalizou Dra. Cibelle Maria Scopel.
Os livros poderão ser doados nos seguintes pontos de coleta espalhados pela cidade, até dia 31 de outubro:
– Sede do Ministério Público (Alameda Coronel Elysio Pereira, n.º 722, bairro Estradinha, Paranaguá/PR);
– Fórum Criminal (Avenida Gabriel de Lara, n.º 771, bairro João Gualberto, Paranaguá/PR);
– ISULPAR / Instituto Superior do Litoral do Paraná (Rua João Eugênio, n.º 534, bairro Costeira, Paranaguá/PR);
– UNESPAR / Campus Paranaguá (Rua Comendador Correia Júnior, n.º 117, bairro Centro, Paranaguá/PR);
– 9º Batalhão de Polícia Militar (Rua Domingos Peneda, n.º 2488, bairro Aeroporto, Paranaguá/PR);
– 8º Grupamento de Bombeiros (Avenida Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto, n.º 5445, bairro Nilson Neves, Paranaguá/PR); e
– ACIAP / Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Rua Rodrigues Alves, n.º 621, bairro Centro Histórico, Paranaguá/PR).
Vamos juntos ajudar a construir um futuro mais iluminado e cheio de esperança para aqueles que estão em busca de uma nova chance. Cada livro é uma semente de mudança e a sua contribuição pode fazer toda a diferença!
Rádio Difusora FM 104.7, com informações do MPPR