Rádio Difusora 104.7 FM, com informações da Prefeitura de Paranaguá
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá ampliará para todas as unidades básicas de saúde a vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira, dia 13. O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.
Os vacinados precisarão apresentar a carteirinha de vacinação, um documento de identificação e o Cartão SUS e precisam estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. As unidades estarão abertas das 8h às 17h.
Cleonice Ferreira, superintendente de Vigilância em Saúde lamenta que a procura ainda está baixa. “Infelizmente não chegamos a cem doses aplicadas. A vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue e é muito importante para evitar agravos da doença. Por isso reforçamos a importância dos responsáveis em levar as crianças e adolescentes nessa faixa etária para receber a vacina”, salienta.
Paranaguá recebeu cerca de 2.600 doses neste primeiro momento. Apesar da baixa procura, Paranaguá conta com aproximadamente 10 mil pessoas nessa faixa. Antes da vacinação, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem. “A enfermeira vai conversar com o paciente e verificar se teve algum período de febre, se teve dengue. É importante relatar se teve dengue, porque isso vai fazer com que a vacina seja feita posteriormente, não nesse momento. Também por conta dessa triagem antes da aplicação, reforçamos para que as pessoas não deixem para procurar a unidade às 17h. Que se dirijam ao local um pouco antes, pois todo o atendimento demanda determinado tempo”, explica Cleonice Ferreira.
São duas doses de vacina, com intervalo de três meses entre elas. Se a pessoa teve dengue, terá que esperar seis meses para poder receber a vacina. A imunização contra a dengue não deve ser realizada junto com outra vacina, sendo necessário um intervalo de 15 a 30 dias, dependendo de qual outro imunizante o paciente recebeu.