Rádio Difusora FM, com informações da Prefeitura de Paranaguá
A exposição “Jongo Parnanguara” ,será realizada no espaço do Sesc Paranaguá, de 13 a 24 de maio, e é uma das atrações no dia que se celebra a abolição da escravatura no Brasil, que completa 136 anos neste ano.
O evento trará várias apresentações para toda comunidade como dança, teatro e música. Vale destacar que a exposição ficará aberta a visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
A mostra fotográfica de Jongo Parnanguara tem como objetivo ensinar e manter toda memória da cultura afro-brasileira, além de movimentar toda cultura regional.
O que o jongo representa para o Brasil e o mundo?
O jongo é um patrimônio cultural do país presente na região Sudeste predominantemente no estado do Rio de Janeiro e é considerado um dos pais do samba e foi tombado pelo IPHAN em 2005 como primeiro patrimônio imaterial da região Sudeste.
Uma das maiores contribuições dos negros para a cultura do Brasil influenciou decisivamente a formação da música popular brasileira. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu, e seus saberes são oriundos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coregráfico da umbigada.
A mensagem que o jongo passa é a dança dos ancestrais, dos pretos velhos escravos, que remete ao povo do cativeiro.