O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que o tempo continue instável no Estado até terça-feira (2), com destaque para o Litoral, onde as chuvas desde domingo têm sido frequentes e volumosas. A condição começa a melhorar gradualmente a partir de quarta-feira (3), quando a estabilidade retorna em parte do Paraná.
Desde o fim de semana, o forte calor, com temperaturas acima dos 35°C em várias cidades, aliado à umidade vinda do Norte e a um sistema de baixa pressão entre Paraguai e Argentina, favoreceu a formação de áreas de instabilidade. No domingo, municípios como Loanda e Capanema registraram 38,7°C, e rajadas de vento chegaram a 79,2 km/h em Planalto.
Litoral com acumulados significativos
No Litoral, as chuvas foram intensas já no início da manhã desta segunda-feira (1). Antes das 8h30, acumulados acima dos 10 mm foram registrados em Pontal do Paraná (Pontal do Sul), Matinhos, Guaratuba e no distrito de Horizonte, em Palmas. A previsão indica que a região continuará sendo uma das mais afetadas pelas precipitações nas próximas horas.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a instabilidade deve ganhar força ao longo desta segunda-feira.
“As tempestades com raios e ventos fortes, registradas no domingo, podem se repetir em praticamente todas as regiões, incluindo o Litoral”, afirma.
Terça-feira (2) com risco alto no Litoral
A terça-feira segue com tempo instável. Uma frente fria que avança pelo oceano aumenta o risco de tempestades, especialmente no Litoral e na faixa sul da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo São Mateus do Sul. O aviso meteorológico aponta risco alto para chuva intensa em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo na região litorânea durante a tarde e início da noite.
No interior, principalmente no Oeste e Sudoeste, a chuva ocorre desde a madrugada. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte, os temporais devem aparecer entre a manhã e a tarde.
Estabilidade a partir de quarta-feira (3)
A partir de quarta-feira, o tempo começa a estabilizar no Paraná, mas ainda chove no Litoral e no Norte. Nas demais áreas, a tendência é de céu mais aberto e temperaturas em elevação no período da tarde.
Entre a tarde de quarta e a manhã de quinta (4), o Litoral terá mar agitado, com ondas entre 1,5 e 3 metros e picos maiores em alto-mar, condição que exige atenção de navegadores e turistas.
Amanhecer mais frio no fim da semana
Na quinta (4) e sexta-feira (5), o ingresso de umidade do oceano deixa o Litoral e a faixa Leste com mais nebulosidade. As temperaturas amanhecem mais baixas, variando entre 14°C e 15°C nos Campos Gerais, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba.
No Litoral, a tendência é de manhãs mais frescas e tardes com gradual elevação, ainda sob influência da umidade marítima.



Com informações do SIMEPAR
Difusora FM 104.7, você sente a diferença.






