A Receita Federal apreendeu 86 kg de cocaína na manhã desta segunda-feira, 10, no Terminal de Contêineres de Paranaguá. Os pacotes da droga foram encontrados em dois contêineres com carne de frango, que tinham como destino a África do Sul e a Holanda.
Em seu trabalho para realizar o controle dos produtos que entram e saem do País, a Receita Federal realiza um trabalho de gerenciamento de risco, buscando manter o equilíbrio entre a agilidade necessária para o fluxo do comércio exterior, porém ao mesmo tempo buscando impedir o fluxo de mercadorias ilegais no território nacional.
Nas apreensões de hoje, as cargas foram selecionadas para vistoria através de um scanner, e verificou-se que os traficantes violaram os compartimentos dos motores de refrigeração dos contêineres, que podem ser acessados externamente, e introduziram os tabletes com cocaína. Na carga com destino à África do Sul foram encontrados 51 kg de cocaína, e na carga que iria para a Holanda foram encontrados mais 35 kg.
Após serem realizados os testes que confirmaram a presença de cocaína, a droga foi levada pela Receita Federal com o apoio tático da Polícia Militar do Estado do Paraná até a sede da Polícia Federal em Paranaguá. Em 2024, a Receita Federal já realizou sete apreensões de cocaína e apreendeu 633 kg da droga no terminal.