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Medidores inteligentes já atendem 615 mil clientes da Copel

O investimento previsto para as primeiras fases do programa, cobrindo todo o sul do Estado, é de aproximadamente R$ 820 milhões. Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel.

23/01/2024
em Cidades
Foto: COPEL

Foto: COPEL

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Rádio Difusora Mais FM, com informações da Copel

O programa da Copel que está levando gradualmente a automação do sistema elétrico ao nível dos atendimentos individuais ao cliente no Paraná fechou o ano de 2023 com 615 mil domicílios com medidores inteligentes instalados. O Rede Elétrica Inteligente, como é chamado este conjunto de soluções, já está presente em 81 municípios paranaenses.

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento – tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo.

Os novos dispositivos tornam automática a leitura do consumo, informam diretamente o centro de controle da Copel sobre falhas de energia e permitem comandos remotos para restabelecer o fornecimento de energia em caso de desligamentos, otimizando a administração dos serviços de eletricidade. O investimento previsto para as primeiras fases do programa, cobrindo todo o sul do Estado, é de aproximadamente R$ 820 milhões. Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel.

TROCA DE MEDIDORES – A substituição gradativa dos relógios de luz convencionais pelo medidor inteligente está em andamento atualmente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande – além de Irati, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul e São Mateus do Sul. O trabalho é conduzido pela empresa contratada Eleng.

A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que o consumo de energia fica desativado na unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel.

SERVIÇOS DIGITAIS – Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Dado que o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.

Tags: #cidades#Copel#energia
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